Regimento

                            

 TÍTULO I

DO OBJETIVO

Art. 1º A Nova Revista Amazônica, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) – tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e documentos relativos aos estudos da Amazônia e a estudos e pesquisas na área das humanidades que tenham como tema gerador a realidade amazônica ou temática afim a essa realidade.

 

TÍTULO II

DO PÚBLICO-ALVO

Art. 2º A Nova Revista Amazônica tem como público-alvo os docentes e discentes de programas de pós-graduação, pesquisadores da área de Humanidades, em geral, com titulação mínima de mestrando.

 

TITULO III

DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3° As responsabilidades da Nova Revista Amazônica serão exercidas por uma Comissão Executiva e um Conselho Editorial. 

Art. 4° A Comissão Executiva será formada pelos Editores e um Grupo Editorial Executivo

§1° Exercerá a função de Editores: docentes vinculados ao PPLSA ou editores convidados competindo a eles:

I – convocar e coordenar as reuniões do Conselho Editorial;

II – distribuir os artigos recebidos para publicação ao pareceristas e/ou aos consultores ad hoc.

§2° O Grupo Executivo Editorial será formado por: docentes e discentes vinculados ao PPLSA  ou docentes e discentes convidados competindo a eles:

I – coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da revista.

II - Elaborar a política editorial do periódico.

Art. 5° O Conselho Editorial tem por competência emitir pareceres acerca das contribuições encaminhadas à Nova Revista Amazônica e opinar sobre sua qualidade e relevância.

§1° O Conselho Editorial será constituído por membros escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas à pós-graduação, em nível nacional e internacional.

§2° O Conselho Editorial, quando necessário, poderá autorizar pareceres de consultores ad hoc.

 

TÍTULO IV

DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA

Art. 6º - A Nova Revista Amazônica terá periodicidade semestral e contará com as seguintes seções:

I   Apresentação;

II – Artigos – divulga trabalhos de caráter acadêmico-científico acerca de estudos e pesquisas relativas à Amazônia, e que comporão o dossiê;

III – Sessão Livre – divulga trabalhos de caráter acadêmico-científico acerca de estudos e pesquisas relativas às Humanidades;

IV – Resenhas, traduções e entrevistas – divulga trabalhos que sejam relativos a obras e relatos de autores, com produção reconhecida nas Humanidades;

V – Documentos – divulga documentos oficiais e documentos elaborados por comissões ou grupos de trabalho referentes a diretrizes e políticas para o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia.

VI- Ensaios etnofotográficos- divulga ensaios fotográficos que atendam às especificidades da Antropologia Visual e que vislumbrem a imagem enquanto linguagem.  

 
Art. 7° A revista terá somente divulgação eletrônica.

Parágrafo único. A publicação eletrônica da revista terá acesso livre.

 

TÍTULO V

DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 8º Serão aceitos trabalhos inéditos.

Art. 9º O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias após o recebimento do artigo pelo Editor.

Art. 10º A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

Art. 11º Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Nova Revista Amazônica.

Art. 12º São aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês).

Art. 13º É de inteira responsabilidade dos autores a verificação da conformidade da submissão em relação às normas da Nova Revista Amazônica isentando, dessa forma, a Nova Revista Amazônica com as ideias e conteúdo de seus trabalhos, bem como das citações que ferem a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que regula os direitos autorais, considerando a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, que altera os arts. 5º, 68, 97, 98, 99 e 100, acrescenta arts. 98-A, 98-B, 98-C, 99-A, 99-B, 100-A, 100-B e 109-A e revoga o art. 94 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências.

Art. 14° As colaborações para a Nova Revista Amazônica devem ser enviadas exclusivamente ao e-mail da revista disponível na sessão Editoria, e seguir as Normas para Submissão.

Art. 15° Toda autoria dos pareceres e dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo.

 

TÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 16° Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pela Comissão Executiva da Nova Revista Amazônica.