Política Editorial

Foco e Escopo

Para atender o escopo do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), a Nova Revista Amazônia tem como foco de suas publicações as áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários, dialogando com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, pois acreditamos que ambas as áreas são interdisciplinares por excelência e perpassam por diferentes expressões midiáticas e artísticas.     
Em relação à área de Estudos Linguísticos, publicam-se produções que compreendem os estudos linguísticos, abrangendo seus diversos enfoques teóricos e metodológicos como Estudos do Discurso, Etnolinguística, Terminologia, Estudos de Toponímia, com mediação de outras ciências e saberes.
Na área de Estudos Literários, as produções contemplam a literatura em todas as suas faces teóricas e metodológicas. Assim, são publicados estudos em Teoria Literária, literatura comparada, Crítica e História literária, Etnoliteratura, Estudos da narrativa oral/escrita e Estética da Recepção em torno da Literatura amazônica, brasileira e estrangeira.

Dessa forma, a Nova Revista Amazônica espera contribuir com os objetivos do programa ao qual está vinculada:

Estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia, mediante a compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção, tendo como objetivos fundamentais:
I - investigar as diferentes formas discursivas, em diferentes linguagens, sobre e na Região Amazônica;
II - mapear e compreender as imbricações epistemológicas dos saberes locais e saberes universais, a partir da tensão entre as componentes internacionais, nacionais e regionais, coloniais e pós-coloniais;
III - estabelecer a descentralização da produção de conhecimentos sobre a Amazônia;
IV - propor estudos críticos da realidade local;
V - propor práticas interdisciplinares de estudo das realidades locais;
VI - fomentar propostas de coparticipação entre academia e comunidade no equacionamento de tensões e conflitos sociais e culturais.

Políticas de Seção

Apresentação: Submissão de organizador convidado; indexada;
Artigos Originais: Submissão aberta; avaliada por pares e indexados;
Crônicas Etnográficas: Submissão aberta; avaliada por pares e indexadas;
Ensaios Etnofotográficos: Submissão aberta; avaliada por pares e indexados;
Entrevistas: Submissão aberta; avaliada por pares e indexadas;
Resenhas: Submissão aberta; avaliada por pares e indexadas;
Vídeos Etnográficos: Submissão aberta; avaliada por pares e indexados;

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos, que estejam em conformidade com as normas de submissão da revista, serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere ao seu mérito científico e a adequação às normas de apresentação dos trabalhos científicos vigentes.
Em seguido, os estudos são encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é submetido a um terceiro parecerista. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.
Os pareceristas recebem uma declaração referente ao parecer emitido.
Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados:

1- do recebimento do artigo,
2- das avaliações dos pareceristas
3- a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.

A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

 Com relação ao material avaliado:

 Caso os avaliadores encontrem o conteúdo em análise já publicado ou, ainda, com reprodução não citadas de outros autores e estudos, devem informar os editores para que o referido trabalho seja devolvido ao autor, com as devidas explicações.

As normas de submissão encontram-se no seguinte link:

Periodicidade
Os itens da revista são publicados em um número fechado, ora a partir da organização de um professor convidado, ora por meio de chamada.
A publicação é semestral, podendo haver publicações especiais.

 Política de Acesso Livre
A Nova Revista Amazônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos, pois acredita no compartilhamento gratuito do conhecimento científico ao público e na democratização mundial do conhecimento. Procede, ainda, a divulgação da revista em diferentes mídias sociais de modo que a revista possa ter maior alcance e circulação

 Arquivamento
Esta revista utiliza o Google Drive para criar seu sistema de arquivo. Em breve também contará com o sistema LOCKSS (https://www.lockss.org/) para o mesmo fim de arquivamento, preservação e restauração. 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.